Dentística

Cárie

As cavidades (cárie dentária) são as áreas que perderam substância como resultado de um processo que gradualmente dissolve a superfície externa mais resistente do dente (esmalte) e avança para o interior do mesmo. Juntamente com a doença das gengivas, a cárie figura entre as afecções humanas mais comuns. A cárie é a doença oral mais comum, e consiste na destruição do dente. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição dos dentes para se deteriorarem. A cárie continuará a desenvolver-se se não for tratada de forma adequada por um dentista. Uma cárie sem tratamento pode representar a perda do dente.

Causa

Devem existir condições propícias para o desenvolvimento da cárie dentária. A bactéria produtora de ácido deve estar presente e o alimento, para que prospere, deve estar ao seu alcance. Portanto, um dente propenso à cárie é aquele que tem relativamente pouco flúor, orifícios pronunciados ou fissuras que retêm a denominada placa bacteriana (depósitos de bactérias que se acumulam nos dentes). Embora a boca contenha grande quantidade de bactérias, só algumas causam a cárie, sendo o Streptococus mutans a bactéria mais comum.

Tratamento

Se a cárie se evitar antes de atingir a dentina, o esmalte repara-se espontaneamente e a mancha branca do dente desaparece. Uma vez que a cárie atinja a dentina, deve extrair-se a parte do dente com cárie e substituí-la por uma massa (restauração). O tratamento da cárie na sua fase prematura mantém a força do dente e limita a possibilidade de danos na polpa.

No caso de a cárie se situar próximo, ou inclusive atingir a polpa, terá que ser feito um tratamento designado de desvitalização.

São vários os materiais utilizados para restaurar os dentes, sendo que a clássica amálgama tem caído em desuso, sobretudo devido ao seu problema estético. Estas restaurações requerem revisões periódicas por parte do médico dentista, já que podem partir, ou mesmo desenvolver nova cárie por baixo da restauração, sendo esta impossível de detectar, a não ser por um profissional.