O que é Periodontia?

A periodontia é a área da odontologia que se dedica ao estudo e tratamento dos tecidos periodontais, formados por gengiva, osso alveolar e ligamento periodontal. O periodonto é o sistema de ancoragem dos dentes aos maxilares e da sua saúde depende consequentemente uma boa saúde oral.

O que é Periodontia?

COMO SABER SE A GENGIVA NÃO ESTÁ SUDÁVEL?

Uma gengiva doente pode ser identificada pela sua sintomatologia dolorosa, pela sua cor vermelha, edemanciada e facilmente sangrante. Em alguns casos devido aos avanços da doença verifica-se também retracção gengival, sensibilidade dentária, mobilidade e perda dentária.

QUAIS AS CAUSAS DAS DOENÇAS PERIODONTAIS?

A origem deste tipo de patologia é bacteriana, o acumulo e metabolismo das bactérias sobre as superfícies duras da cavidade oral é considerada a principal causa das cáries, doenças periodontais, infecções periimplantares e estomatites. A placa bacteriana é resultante da deposição de resíduos alimentares sobre os dentes e gengivas que quando não removida corretamente provoca uma reação inflamatória. A predisposição genética e os hábitos de higiene contribuem para o surgimento e/ou agravamento da doença.

COMO TRATAR AS DOENÇAS PERIODONTAIS?

A ajuda de um profissional é indispensável para realizar uma correta higienização de forma a remover a placa bacteriana, conhecer métodos de controle de placa aplicados pelo próprio paciente, raspagem e alisamento radicular e se necessário cirurgia periodontal.